quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Oriah Mountain Dreamer - minha autora predileta



Cada um escolhe seus mestres. Ou talvez os mestres certos se apresentam quando estamos prontos. Mestres não no sentido de gurus que a gente segue babando atrás, mas pessoas que tem sabedoria e generosidade para compartilhar. Os meus mestres mais próximos são Sanclair Lemos, Soraya Gazal. Os mais distantes, por assim dizer são Humberto Maturana (que confesso, ainda tenho muito que ler) e Oriah Mountain Dreamer, sobre quem quero compartilhar algumas impressões.

Oriah Mountain Dreamer mora no Canadá. Formada em serviço social, trabalhou por muitos anos com adolescentes de rua, mulheres vítimas de violência e famílias em crise. Dedicou grande parte de sua vida a ensinar pessoas do mundo inteiro como viver de forma mais plena.

Teve a oportunidade de estudar com índios americanos e aprender com eles fundamentos da medicina xamãnica. Oriah Mountain Dreamer, ou Sonhadora das Montanhas, significa aquela que gosta de expandir os limites e pode ajudar os outros a fazer o mesmo.

Eu li, algumas vezes, os dois livros que foram lançados no Brasil: O Convite e A Dança. Os dois estão esgotados, mas você os encontra em sebos (uma dica: visite a estante virtual e dê uma olhada no que tem perto de você).

Agora estou lendo o terceiro livro, O chamado. Em inglês por não ter sido lançado no Brasil. Mais intenso e profundo, talvez por me encontrar em um momento mais intenso e profundo também. Deste livro que traduzi a meditação pela inocência. Infelizmente classificado como new age ou auto ajuda, é um relato humano absolutamente sincero, e por isto mesmo tão tocante.

Pretendo publicar aqui os poemas iniciais de cada livro (no video você pode ver o convite em inglês), além de alguns trechos ou reflexões provocadas pela leitura.

2 comentários:

Teacher Rita de Cássia disse...

Gilberto ..Oriah tbém é minha predileta como vc conseguiu o terceiro livro?( tenho os outros dois,ja procurei em tudo q é site,agradeço por qquer ajuda!!!
obrig de verdade

Gilberto Mendes disse...

Comprei o livro "the call" pela internet.

Existem ao todo 5 livros. Tenho também o "what we ache for".

Se ler os posts mais recentes, terá uma pequena surpresa.