quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Convite 02 - Meditação Inicial

Sente-se ou deite-se em posição confortável e concentre-se na respiração, observando a entrada e a saída do ar no corpo, deixando os músculos relaxarem a cada expiração. Repita por doze vezes, apenas acompanhando o subir e o descer do corpo a cada respiração.

Concentre sua atenção agora em algo que deseja realizar e que não faz habitualmente parte de sua vida. Seja específico e concreto. Tente imaginar, em detalhes, a aparência que teria e a sensação que daria. Talvez seja meditar ou se exercitar diariamente, aprender alguma coisa nova ou fazer algo criativo — dançar, pintar, escrever, cantar —, ou simplesmente ser mais paciente com aqueles que você ama. Escolha algo que tenha significado para você.

Veja-se iniciando essa atividade. Imagine, em condições ideais, o estado de espírito, o estado físico e emocional necessários para começar. Como deseja estar se sentindo mental, emocional e fisicamente no início? Imagine-se nas condições ideais que deseja ter para começar. Mantenha-se nesse estado pelo tempo de algumas respirações.

Tome consciência agora de como está se sentindo mental, emocional e fisicamente neste momento. Sinta a distância, se é que existe, entre o lugar em que deseja estar quando começar a viver esse aspecto da sua vida e o lugar em que se encontra agora. Imagine dois eus: um nas condições ideais em que gostaria de se sentir para começar e o outro exatamente como está, talvez mais cansado, menos inspirado, menos calmo ou mais distraído do que deseja estar. Concentre a atenção em sua inspiração e expiração e reserve alguns momentos para sentir, sem julgar, a distância entre o lugar em que está e aquele em que gostaria de estar — ou acha que deveria estar — para começar.
Agora imagine-se iniciando o que desejou fazer desde o começo, principiando de onde está, imediatamente. Veja-se fazendo isso — meditando, se exercitando, sendo mais paciente com alguém que ama, aprendendo alguma coisa, fazendo algo criativo —, exatamente como está, talvez um pouco cansado, distraído, agitado ou sem inspiração.

Não se afaste da forma como está se sentindo. Relaxe e aceite as coisas como elas são e imagine-se fazendo o que deseja fazer, talvez não tão perfeitamente, não nas condições ideais que pensou de início, mas, de qualquer modo, fazendo. Solte-se a cada expiração. Permita-se sentir exatamente como se sente. Comece a partir desse ponto.

Nenhum comentário: