quinta-feira, 28 de junho de 2007

O segundo bolso

Nos MBA de marketing que fiz, aprendi sobre o segundo bolso das pessoas: o bolso do tempo.

Antes todos tinham tempo de sobra, pra ficar debruçado na janela vendo a vida passar, como em muitos lugares do interior ainda acontece. Atualmente, em especial nas grandes cidades, a gente não tem tempo pra atender a todas as demandas do trabalho, das relações e da vida, inclusive aquele tempo sem fazer nada, um tempo pra nós mesmos.

É aplicar a economia, a lei de oferta e procura, ao nosso tempo. O tempo fica valioso demais pra gente desperdiçar com pensamentos e atitudes menores, com pessoas chatas, com programas ruins. Eu prefiro não fazer nada, ficar em casa lendo um bom livro.

Quando nos colocamos em uma situação dessas, a alma vai embora, o pensamento viaja. A vida só acontece quando estamos presentes, de corpo e alma. Pense no tempo de uma viagem de ônibus, em que o pensamento fica pulando de um lado pro outro, entre os outdoors, pessoas, carros e caminhos que a gente já viu, pensamentos em ziguezague... é como se fosse um screen saver cerebral.

Mas o que eu queria dizer é que isto, a timeless society, está esmagando as pessoas. As pessoas que eu conheço que são mais sensiveis estão tristes, os grupos de biodança e de atividades de autoconhecimento estão minguando. E não é por falta de dinheiro, mas por falta de tempo.

Experimente nas frases em que você usa a palavra tempo, colocar a palavra vida. Vai render boas reflexões.

Um comentário:

LC disse...

Essa vida de conquistas tem deixado o meu segundo bolso no negativo, preciso conquistar novos fundos para o segundo bolso e nos últimos tempos tenho pensado cada vez mais nele. No meio de tanta gente, que só pensa no dinheiro me vejo perdida e como não posso mudar o mundo busco fazer do meu mundo melhor, busco mais tempo para mim e para quem tem encontrado ainda creditos no segundo bolso.
Parque do Ibirapuera, jogar peteca na rua, andar de bicicleta, almoçar por 3 horas em um lugar com a vista linda, andar no Embu em um sábado tranquilo... Assim tenho valorizado meu segundo bolso.
Falta um jantar no japa.
Bjao