Curta explicação de como cheguei até isto:
Estava navegando no www.BNET.com, o que considero o site número 1 para aprendizado e reflexão em negócios e vida pessoal, quando li um post que falava sobre um tal David Allen e sua legião de fãs. Procurei o livro, baixei e li as primeiras 40 páginas (De 270). O suficiente para me entusiasmar com as idéias e comprar o livro (44 reais, um pouco dificil de achar atualmente). Melhor que isso, para colocar em prática uma técnica que ajuda muito quem tem muitas atividades e projetos simultâneos (que é praticamente todo mundo hoje em dia).
Encontrei na web um resumo, e vou postando aqui diariamente. Aproveite que vale muito a pena!
O “GTD”, como ele é mais comumente conhecido, é a abreviação de “Getting Things Done”, livro de David Allen que chegou ao Brasil com o título “A Arte de Fazer Acontecer”. O GTD busca uma maneira de executarmos as coisas de forma relaxada, e explica que utilidade da agenda que você fez com seus afazeres acaba no momento em que alguém te interrompe.
Além disso, o GTD também é um método que busca lhe dar uma certeza: A certeza de que quando você estiver fazendo algo, seja lendo seus e-mails, conversando com seus amigos, ou fazendo compras, você está fazendo exatamente aquilo que deveria estar fazendo.
Mas o GTD é muito mais que um método através do qual você consegue executar as tarefas sem interrupções ou de priorização de tarefas. Aliás, o GTD não é necessariamente um bom processo para priorização de tarefas.
O que o GTD é bom, no entanto, e por isso ele tem conseguido o séqüito de fãs que ele recebeu desde sua publicação, é na “arte de realizar as coisas sem stress”. Isso mesmo, fazer as tarefas de forma relaxada, em vez de tensa. Executar as tarefas importantes, sem se preocupar com as urgentes. Como isso é possível?
Para entender, precisamos antes compreender uma particularidade do nosso cérebro. E essa particularidade é que ele é feito de uma “parte inteligente” e uma “parte burra”. É claro que essa é só uma maneira simplificada de explicar o motivo pelo qual você coloca aquela pasta que você não pode esquecer de levar ao trabalho amanhã embaixo das chaves do carro. Sua parte inteligente pensa: “Bom, se eu vou sair com o carro amanhã, vou ter que ver a pasta na minha frente.”, e assim você previne sua “parte burra” de esquecer a pasta no dia seguinte. Fazemos isso com diversas coisas: Colocamos a lista de compras sob as chaves de casa, deixamos o guarda-chuvas na frente da porta, etc.
Da mesma forma, existe uma parte do nosso cérebro que tenta nos fazer lembrar de todas as coisas que precisam ser feitas. Aquela lâmpada que você precisa arrumar na sala, o carro que precisa ir para o mecânico, o e-mail do seu amigo que você não respondeu, o presente do dia das mães que você precisa comprar. O seu cérebro vai procurar te lembrar dessas coisas sempre que ele puder. Sempre mesmo. Mesmo quando isso for completamente desnecessário.
E lá está você no escritório, respondendo aquele e-mail importante, quando você pensa: “Preciso comprar os pães e frios quando voltar para casa”… e esse pensamento logo emenda com “Ah, e quando estiver em casa, preciso ligar para o meu pai já que é aniversário dele, e… ah saco, ainda vou ter que lavar toda a louça e…”. De repente, você se lembra daquele e-mail na sua frente, inacabado. “Onde é que eu estava mesmo?”
É por isso que o GTD é a “arte de realizar as coisas sem stress”. Ele é capaz de fazer você responder o e-mail acima em 5 minutos, sem ser incomodado, em nenhum momento, pela outra parte do seu cérebro, que ficará te interrompendo com as outras coisas que você precisa fazer.
Através da prática do GTD, você estará apto a se concentrar nas suas tarefas em estado completo de concentração, e só deixará de executar as tarefas no momento que você pré-definiu, ou quando sua tarefa tiver sido concluída. Quando isso acontecer, você saberá exatamente o que fazer a seguir, será natural escolher a próxima tarefa. E lá estará você novamente, executando a tarefa de forma completamente relaxada. Sem interrupções mentais. E sem stress.
Parece interessante? Então conheça um pouco mais do GTD nos capítulos à seguir.
Texto originalmente em http://duislifebox.wordpress.com/
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