Uma das mais importantes habilidades de um freelancer é sua capacidade de dizer "não".
Sem esta habilidade, você pode ficar sobrecarregado de pedidos e missões, atrasando a entrega dos trabalhos, prejudicando a qualidade de seu trabalho e assumindo trabalhos que você não gostaria de fazer ou que não pagam o suficiente pelo tempo que você empenha neles, sem mencionar sua qualidade de vida.
Mas dizer não, apesar de você poder sentir que os outros possam se sentir ofendidos (e isto é possível), também envia uma mensagem forte de que vocÊ valoriza seu tempo, tem suas prioridades que que você respeita a pessoa a quem você diz não, já que você não quer se comprometer com algo e depois fazer um trabalho de segunda ou mesmo não fazer nada.
Vamos dizer não para tudo que aparece? Claro que não. Como freelancers, sabemos que temos de aceitar trabalho suficiente para pagar as contas, e vez por outra temos de aceitar uma atividade que não é exatamente aquilo com que sonhamos. Mas é igualmente importante que você saiba com o que pode lidar, o que realmente deseja fazer e se o pedido se enquadra em suas prioridades. E neste caso é importante saber dizer não de uma forma elegante.
Não é exatamente uma habilidade simples e para aqueles que têm dificuldade em dizer "não" aqui vão algumas dicas práticas:
1. Tente começar com um "sim".
Isto pode parecer contra-intuitivo, mas é uma espécie de judô mental. Você diz sim ao pedido (assumindo que você quer realizar mas não tem o tempo para fazê-lo agora), e então uma destas duas coisas: 1) diga "claro, mas eu estou sobrecarregado agora - podemos nos falar novamente daqui há um mês? Eu não quero me comprometer a menos que possa fazer um excelente trabalho" ou 2) você diz "Claro, mas podemos fazer X, Y e Z antes para analisar se vai dar certo mesmo antes de começar?". Nos dois casos você não descarta completamente o trabalho, mas devolve a bola para o campo do adversário. Mas é claro, só use este caminho se realmente quer fazer o trabalho mas não pode no momento. Assim você tira a pressão da proposta sem necessariamente declinar de forma definitiva.
2. Saiba os seus compromissos.
Para saber quando dizer "não, obrigado." é preciso saber o que está no seu prato. É interessante ter uma lista dos trabalhos em andamento de modo que você possa ter uma visão das possibilidades de enquadrar a tarefa em seu cronograma.
3. Valorize o seu tempo.
Uma razão que leva muitas pessoas a nunca dizer não é uma sensação (inconsciente, talvez) de que seu tempo vale menos que o tempo de outras pessoas. Por exemplo, se alguem pede a você para fazer uma tarefa que ela mesma poderia fazer facilmente e você diz sim, você está dizendo que seu tempo vale menos. Aprenda a valorizar seu tempo, evitando assumir atividades que não precisam ser feitas necessariamente por você.
4. Seja educado, porém firme
Um erro que muitas pessoas cometem é ser muito legais, muito doces. Podem até dizer não, mas parecem que estão fazendo cena. Se você responde desta forma, uma pessoa mais forte continuará a pressionar até você dizer sim, porque eles pensam que existe uma chance de você mudar de idéia. Você tem de se posicionar de forma clara que não está disposto a mudar de idéia sem ser rude. Um simples "não, eu simplesmente não posso neste momento" é suficiente.
5. Se antecipe
Se você pensa que um cliente provavelmente fará um pedido, é mais fácil dizer às pessoas que está ocupado antes delas encomendarem um trabalho. Você pode inciar uma conversa dizendo algo como "Antes de começarmos, quero lhe dizer que estou com a agenda comprometida pelos próximos 30 dias, de modo que só poderei assumir novos projetos dentro de um mês.". Isto já deixará a pessoa avisada, de modo que elas não poderão reclamar se você negar o trabalho.
6. "Eu adoraria, mas"
Similar à estratégia 1, você envia a mensagem que este parece um grande projeto para você, mas que você simplesmente não pode aceitá-lo agora por suas atividades atuais ou outros compromissos. Se o projeto for realmente interessante, você pode dizer algo como "Este me parece um grande projeto e eu gostaria muito de fazer parte dele" sugerindo algumas alternativas se possível, indicando outras pessoas ou idéias que possam funcionar. É uma rejeição que as pessoas gostam, uma vez que as ajuda a seguir em uma direção de solução.
7. Nunca diga que sente muito
Novamente, você respeita o seu tempo. Se você pede desculpas, envia uma mensagem que você está fazendo algo errado em dizer não, que de certa forma você não tem o direito de recusar o trabalho. É tentador, eu sei. Sempre dizemos coisas como "Me desculpe, mas..." ou "Gostaria de poder ajudá-lo, me desculpe." só porque nos sentimos desconfortáveis em dizer um não direto.
quinta-feira, 17 de janeiro de 2008
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Um comentário:
Muito bom. Ótimo para quem trabalha "por conta" :rolleyes:
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